Midias Sociais 



30 de Julho de 2018

Dr. Horácio Rostagno apresenta a análise das tabelas brasileiras no LPN Congress 2018

 


O LPN Congress 2018 é o ponto de encontro da avicultura e da nutrição animal de toda a América Latina. Trata-se de um congresso de altíssimo valor qualitativo, que acontece na cidade de Miami, no Hilton Hotel Miami Airport, durante os dias 23, 24 e 25 de outubro.


O Dr. Horácio Rostagno, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é um dos palestrantes que compõe a programação do LPN Congress 2018.


Sua intervenção será no dia 23 de outubro, no workshop da TECTRON com uma "Análise das tabelas brasileiras de exigências nutricionais e perspectivas futuras".


O Sr. faz parte do fantástico elenco de palestrantes do LPN Congress 2018. Sua intervenção no dia 23, durante o workshop da TECTRON, vai abordar a "Análise das tabelas brasileiras de exigências nutricionais e perspectivas futuras". Que objetivo sua palestra destacará aos participantes?


O objetivo principal é divulgar as tabelas e esclarecer alguns pontos importantes para os nutricionistas de toda a América Latina. Para facilitar o uso no continente, as tabelas não somente foram publicadas em português, como também em espanhol e inglês.


Como grande especialista internacional no setor avícola, que exigências nutricionais o Sr. julga serem essenciais para as aves? Por quê?


Em princípio, todos os nutrientes são essenciais para as aves. Todos os nutrientes são extremamente importantes para a ave moderna de alto desempenho, os aminoácidos, minerais, vitaminas, lipídeos e a energia, que na realidade não é um nutriente.
O que acontece é que o nível necessário de alguns é mais difícil e custoso de ser alcançado na dieta. Por isso, são chamados nutrientes limitantes, como a metionina, lisina, fósforo e a energia.


Você é autor e editor, desde 1983 até hoje, das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos. Qual a função dessas tabelas? A quem elas são dirigidas?


As tabelas são voltadas aos estudantes, nutricionistas e todos os profissionais que desejam formular dietas para aves e suínos. Considero muito importante reunir toda a informação necessária para calcular uma ração, como composição dos alimentos, exigências nutricionais, níveis de micro minerais e vitaminas.


As Tabelas são como um manual com todas as informações necessárias que podem ser rapidamente consultadas no momento de formular uma ração. A composição química, digestibilidade e valores energéticos dos alimentos para aves em matéria natural, relação Aminoácido/Lisina utilizada para estimar exigências de aminoácidos de galinhas reprodutoras pesadas etc. São muitos os elementos que aparecem nas Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos, porém, quais são os elementos principais que incidem mais na alimentação animal?


Os elementos que mais incidem na alimentação animal são:
• Energia.
• Proteína, ou seja, os aminoácidos, entre eles a metionina, lisina e treonina são limitantes e caros.
• Minerais, especialmente o fósforo disponível, ainda que com o uso da enzima fitase se possibilitou uma redução do preço relativo. Devemos chamar a atenção do efeito benéfico da disponibilidade no mercado dos aminoácidos industriais, os suplementos de micro minerais e de vitaminas que possibilitam a simplificação na formulação de dietas balanceadas con poucos alimentos como milho e farinha de soja.


Como o Sr. avalia a situação do mercado brasileiro em nutrição animal? Qual a perspectiva de futuro desse mercado?


O mercado de nutrição animal no Brasil está intimamente relacionado com a produção animal. Nos últimos meses, vários fatores como problemas de controles sanitários, paralisação de caminhoneiros e outros influenciaram negativamente a produção e comercialização de produtos.


Considero que o excelente preparo dos profissionais que trabalham em toda a cadeia de produção animal possibilitará a adaptação à nova realidade e superação das dificuldades. Minha opinião é que isso irá resultar em uma indústria animal mais eficiente e competitiva.


O LPN Congress 2018 é o ponto de encontro da avicultura e nutrição animal latino-americanas. Qual sua opinião sobre esse tipo de congresso?


A participação de profissionais da área avícola no LPN Congress 2018 é extremamente importante para discutir os problemas atuais em todas as áreas da avicultura. O congresso possibilitará o intercâmbio de ideias técnicas e melhorar o relacionamento entre os pesquisadores e profissionais da indústria. O resultado final esperado de um congresso de alto nível como o LPN é a melhora na produtividade da indústria avícola.

 

 

 

Fonte: Tectron

Voltar