Midias Sociais 



19 de Julho de 2018

Prêmio Quem é Quem 2018 será realizado na abertura da AveSui

 


A entrega do prêmio às vencedoras acontecerá em 1º de agosto, na noite de abertura da principal feira da indústria latino-americana de aves e suínos em Medianeira (PR)


O Prêmio Quem é Quem: Melhores e Maiores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos será entregue no dia 1º de agosto, durante cerimônia de abertura da AveSui América Latina, que acontece em Medianeira (PR). A realização da premiação dentro do principal evento do setor produtivo facilitará a presença dos presidentes, técnicos, cooperados e suas famílias na noite de entrega do Quem é Quem 2018, além de possibilitar o acesso destes convidados às grandes inovações tecnológicas e novidades exibidas na feira de negócios.


O Quem é Quem 2018 é apresentado pela empresa Plasson, com patrocínio da DB Genética Suína e Sistema Ocepar, tendo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) como entidade patronal. Nessa sua terceira edição, o prêmio passou a ter dez categorias, com inserção de premiações para Melhor Cooperado, Melhor Técnico/Assistência Técnica, Inovação, Gestão Operacional, Mulher Cooperada e Varejo, além das já existentes Desempenho Econômico-Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. Idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, o prêmio busca valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.


A coleta de informações, análises de dados e ranking de cada categoria será feita pela empresa Markestrat, liderada pelo professor e especialista em mercados do agronegócio Marcos Fava Neves. Os questionários e solicitação de dados já foram enviados pela consultoria às cooperativas e coopercentrais. Com os dados em mãos, serão premiadas as cooperativas, cooperados, técnicos e gestores com melhor desempenho, valorizando assim os resultados de excelência obtidos pelas cooperativas dentro de sistemas produtivos de aves e suínos. Conheça abaixo o conceito de cada uma das categorias:


Econômico-financeiro
O crescimento econômico de uma cooperativa resulta na geração de renda para os seus cooperados, além de movimentar toda a economia da região onde está instalada. A categoria busca avaliar a performance econômica e gerencial das cooperativas participantes a partir de seus resultados financeiros, ressaltando alguns aspectos de seu modelo de gestão.


Social
As cooperativas desempenham um importante papel social ao proporcionar condições para que as famílias se mantenham no campo com renda e dignidade. O retorno financeiro dado ao final de cada ano a partir das chamadas "sobras" é um bom exemplo disso. A categoria busca avaliar o impacto social econômico sobre a vida dos cooperados, assim como a adoção de práticas gerenciais voltadas às atuais demandas sociais.


Ambiental
A preservação do meio ambiente e a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis são fundamentais para o contínuo desenvolvimento do agronegócio no país. Essa categoria visa mensurar o atendimento às exigências legais de preservação, identificando ações e medidas implementadas pelas cooperativas para minimizar os eventuais impactos causados pelo processo produtivo.


Desenvolvimento Sustentável
O conceito de sustentabilidade envolve um tripé formado pelas áreas econômica, ambiental e social. Só é possível ser realmente sustentável acompanhado de desenvolvimento econômico, preservação ambiental e melhorias sociais. Essa categoria é resultado de uma média dos índices obtidos pelas cooperativas nas esferas econômico-financeira, social e ambiental.


Técnico/Assistência Técnica
O papel do técnico de campo é fundamental para a difusão de novos conhecimentos e tecnologias junto aos produtores, sempre objetivando novos ganhos de produtividade. Essa categoria busca reconhecer o esforço deste profissional por meio dos resultados técnicos obtidos nas granjas atendidas por ele, além de avaliar sua formação e eficiência na função.


Melhor Cooperado
O grande motor dos sistemas produtivos de suínos e aves são os produtores, responsáveis por abastecer toda uma estrutura montada para levar alimentos de qualidade do campo à cidade. A dedicação, o engajamento e a busca incessante por novos patamares produtivos é o que se pretende reconhecer nessa categoria, principalmente a partir da avaliação dos índices zootécnicos dos cooperados.


Inovação
Saltos de eficiência e produtividade no agronegócio são resultados da incorporação de inovações tecnológicas ao processo produtivo. Com isso, a categoria busca reconhecer iniciativas de projetos inovadores implantados pelas cooperativas que resultaram na melhoria de uma ou várias etapas de sua produção com impacto positivo para seus cooperados.


Gestão Operacional (Gerente Agroindústria)
Uma gestão eficiente é fundamental para que os sistemas produtivos de suínos e aves alcancem as metas almejadas com menor custo e maior rentabilidade. Essa categoria visa ressaltar o papel dos profissionais que atuam na função de gerente, avaliando o seu desempenho em gerir processos produtivos e pessoas, assim como os resultados de campo até a chegada dos animais ao frigorífico.


Mulher Cooperada
As propriedades que integram o sistema produtivo cooperativista tem na mulher uma figura central. Pilar de sustentação da família no campo, ela desempenha o papel de mãe, dona de casa e ajuda na rotina de trabalho das granjas, mantendo firme a união familiar. Essa categoria quer reconhecer essa dedicação e engajamento da mulher, ressaltando o papel social que desempenha.


Varejo
Adequadas formas de apresentar o produto nos pontos de vendas, posicionamento da marca e desenvolvimento de embalagens inovadoras estão entre as estratégias para se conquistar o consumidor. O objetivo dessa categoria é destacar as iniciativas comerciais e de marketing das cooperativas junto ao varejo visando alavancar as vendas de seus produtos.


Serviço
Prêmio Quem é Quem 2018
Data: 1 de agosto
Local: Medianeira (PR) - AveSui América Latina
Realização: Gessulli Agribusiness
Tel.: (11) 4013-1277
E-mail: questionarioquemequem@gessulli.com.br

 

 

 

Fonte: AveSui

Voltar