Midias Sociais 



16 de Junho de 2017

Avicultor 2017 enfatiza qualidade e sanidade

 


Produção de ovos e avicultura pós - Operação Carne Seca entre os temas


O professor Antônio Gilberto Bertechini, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), é um dos conferencistas do Avicultor 2017, que a Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) realiza no dia 29 de junho, em Belo Horizonte. "Produção de ovos de qualidade para o consumo humano" é o tema da apresentação do mestre, membro do Conselho Técnico-Científico da entidade e destaque nacional do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) em 2017 por sua atuação como zootecnista.


Em sua conferência, que será apresentada na programação da manhã, Bertechini vai tratar de questões relacionadas com os segmentos de postura, ênfase na qualidade interna e externa dos ovos. "O objetivo é mostrar a importância de todas as fases do processo para se conseguir ovos de qualidade para a mesa do consumidor", explica. "Espero mostrar algumas técnicas para avaliar ovos de forma prática." Trata-se de um dos assuntos que o mestre inclui em suas apresentações na TV, a fim de esclarecer a população sobre os mitos que ainda cercam o consumo do ovo bem como da carne de frango.


No segmento de produção de carnes, uma das apresentações do Avicultor 2017 será feita por Nelmon de Oliveira Costa, da Consultoria sobre Controle. Sua palestra será às 9h45. Médico veterinário pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Vigilância Sanitária, ele analisará aspectos da operação denominada "Carne Fraca". Segundo o consultor, "essa operação evidenciou a necessidade premente das áreas governamentais e das cadeias produtivas de origem animal desenvolverem, em comum acordo, uma "Política Pública de Abastecimento".


Nelmon acrescenta que, para vencer este grande desafio, será preciso quebrar alguns paradigmas. Entre outras iniciativas, segundo o médico veterinário, é necessário promover os ajustes necessários na legislação sanitária, estimular e estabelecer mudanças de posturas envolvendo não apenas os elos das cadeias produtivas, mas assegurando a participação efetiva dos consumidores na busca de soluções que possam corrigir "erros inatos" que afetam esse "metabolismo".


A apresentação de Nelmon inclui os seguintes tópicos: Inspeção Sanitária Oficial - Responsabilidade Governamental; Qualidade e Rastreabilidade-Responsabilidade Empresarial; Auditoria Técnica Especializada - Responsabilidade Empresarial Autônoma; Código Defesa Consumidor-Desafio de conquistar a Confiança do Consumidor.


Como na edição do ano passado, as jornadas técnicas do Avicultor 2017 serão realizadas simultaneamente em espaços diferenciados do edifício sede da Avimig (um salão localizado no primeiro andar - que foi reformado para essa finalidade - e o auditório, no segundo) com abordagens específicas para os setores comercial de corte e de postura. A parte da manhã terá apresentações nos mencionados recintos para a avicultura de postura comercial de corte e para o setor de postura, respectivamente. Já a programação que interessa a ambos os setores (enfoques técnicos, econômicos, políticos e associativistas) será desenvolvida na parte da tarde, em um único recinto, o auditório da entidade. Localizado no térreo do Edifício José Maria Lamas da Silva, sede da entidade (Rua Pitangui, 1.904, Bairro Sagrada Família - BH), que passou por reformas para possibilitar maior ocupação e oferecer mais conforto aos participantes dos eventos da associação.


Depois da jornada técnica será realizada, também na sede da Avimig, a confraternização dos participantes dos segmentos avícolas e convidados na Feira de Produtos e Serviços Avícolas de Minas Gerais. Esse evento é realizado em outro espaço do edifício José Maria Lamas da Silva.


UNIÃO DE FORÇAS - São parceiros da Avimig na realização do Avicultor 2017: Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig) e Fundo Privado de Emergência Sanitária para a Avicultura do Estado de Minas Gerais (Funamig), com o patrocínio de empresas do setor.

 

 

Fonte: Assessoria Avimig

Voltar