Midias Sociais 



11 de Maio de 2018

Agendas em Brasília - Comitês de crise, Arábia Saudita, Questões tributárias

 


Senhores associados,


Estivemos ontem em Brasília (DF), em uma reunião com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi e equipe, parlamentares e representantes das empresas do nosso setor.


A partir da reunião ficou decidia a criação de dois comitês especiais para a superação da crise setorial. O primeiro deles tratará especificamente do trabalho de recuperação de imagem da cadeia exportadora de proteína animal brasileira. Será buscada, ainda, a participação do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


Já o segundo comitê tratará de temas técnicos e regulatórios, alinhando o trabalho do Brasil com a demanda internacional e gerando subsídios para as demais ações relacionadas à recuperação de mercados pelo País.


Em ambos os comitês, a ABPA já está empenhada em agilizar o andamento das ações.


Na agenda de reuniões de Brasília, estivemos em outros dois encontros.


O primeiro foi uma reunião com o Embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Hisham Sultan Bin Zafir Al-Qahtani, para tratar da problemática do atordoamento pré-abate e certificações.


Em seguida, participamos da reunião da "Comissão Externa destinada a verificar as causas do endividamento do setor agrícola, o elevado custo dos seus financiamentos, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários e as condições de importação de alimentos - CEXAGRIC", coordenada pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen.

O encontro teve como pauta o "Levantamento e soluções para o endividamento agrícola nos Estados e Municípios."

Na ocasião, pontuamos as questões tributárias que tem retirado a competitividade do setor produtivo e a importância da manutenção de nossas empresas entre as beneficiadas pela Desoneração da Folha de Pagamento, especialmente neste momento. Também apresentamos um relato detalhado da crise vivida pelo setor produtivo.


Atenciosamente,


RICARDO SANTIN
Vice-presidente de mercados


RUI EDUARDO SALDANHA VARGAS
Vice-presidente técnico

 

 

Fonte: ABPA

Voltar