Midias Sociais 



28 de Março de 2018

Setor de postura bem organizado e engajado, se reúne em Ribeirão Preto, SP, para o Congresso de Ovos

 


Bom momento econômico contribui para sucesso e recorde de público de evento


A combinação de um temário bem preparado, com temas que atendem às necessidades do produtor, e o bom momento vivido pelo setor de postura contribuíram para o grande sucesso de público do Congresso de Ovos organizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA). Essa é a opinião de José Roberto Bottura, coordenador do encontro, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, em Ribeirão Preto, SP.


Ele ressalta os bons números alcançados pela XVI edição do evento: "Tivemos 40 patrocinadores, 127 trabalhos científicos aceitos e quase 700 participantes. Temos orgulho do que alcançamos e também consciência de que o desafio para o próximo ano é grande".


Entre os temas debatidos, estiveram em destaque o bem-estar animal, muito lembrado no primeiro dia de palestras, e a sanidade. O engajamento do setor frente às exigências regulatórias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento também foi lembrado. O fato é que o setor de postura tem muitos bons atores envolvidos em seus papeis. Especialistas, autoridades, acadêmicos, fornecedores e produtores que vestem a camisa da produção e consumo de ovos.


A presença de representantes das diversas entidades nacionais é ainda uma prova da união do setor. O Presidente do Congresso, João Jorge Reis, por exemplo, é um produtor de ovos do Ceará e esteve presente do começo ao fim do evento. Era possível perceber também, nos debates e sessões de perguntas, ou na fila da omelete, os diversos sotaques do Brasil (paulista, caipira, carioca, pernambucano, gaúcho, nordestino, cearense) reunidos para pensar na produção do ovo.


Algumas empresas apostaram alto no Congresso de Ovos e marcaram a ocasião de forma diferenciada. É o caso da MSD Saúde Animal, que aproveitou o encontro para lançar um produto contra o ácaro vermelho, e da Desvet, que comemorou seus 35 anos com uma extensa rodada de chopp colorado e conversas descontraídas entre os participantes. Além disso, a Ceva usou o espaço que lhe cabia em uma palestra empresarial para falar sobre a Laringotraqueíte.


Homenagem


Antigo conhecido do setor de postura e da área de pesquisa científica, o Professor Edivaldo Antônio Garcia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, recebeu durante o Congresso de Ovos uma homenagem em formato de vídeo com flashbacks de sua vida e carreira pelos anos dedicados à avicultura. O professor se aposenta nesse início de 2018 e deixa um legado importante para o setor desde o início de sua vida acadêmica, em 1977, quando concluiu a sua graduação em zootecnia. Emocionado, ao agradecer a honraria ele passou um recado: "É preciso viver intensamente cada momento da vida".

 

 

Fonte: APA

Voltar