Midias Sociais 



31 de Agosto de 2018

ABPA | Encontro com o Ministro Blairo, Presidenciáveis, entidades e outros, durante a Expointer

 

Estimados associados,

Ao longo desta semana acontece a Expointer, a maior feira agropecuária do segundo semestre no Brasil.

Aqui temos mantido uma série de reuniões com entidades e representações políticas do Agronegócio.

Entre os encontros que mantivemos esta semana, podemos citar os presidenciáveis Geraldo Alckmin (com a vice Ana Amélia Lemos), Jair Bolsonaro, e Ciro Gomes (por meio da vice Kátia Abreu.

Também encontramos o Secretário-executivo do MAPA, Eumar Novacki, além de Secretários de Agricultura dos Estados, ACSURS (produtores), Ocergs (cooperativas), delegações internacionais e outras organizações, além do GT de Proteína Animal, do BRDE.

Tivemos, ainda, uma reunião com o Ministro Blairo Maggi, com quem tratarei das questões relacionadas à China (frango), União Europeia (frango) e Rússia (carne suína), abastecimento de insumos, entre outros pontos. Na ocasião, demonstramos nossa preocupado com as restrições impostas por Rússia e China aos produtos brasileiros. Reforçamos o pedido para o governo negociar com os países. Destacamos que temos produto, qualidade e sanidade e não podemos deixar que barreiras comerciais prejudiquem todo o setor. Maggi disse que está acompanhando o assunto de forma intensa, com toda a equipe envolvida, e entende que ainda há tempo, neste segundo semestre, para o Brasil recuperar o terreno perdido nesses dois importantes mercados. Conversamos, ainda, sobre o fundo para pagamento de fiscais que atuam na indústria frigorífica, que futuramente poderá instituído por meio de Media Provisória.

Embora não estando na base, estamos acompanhando de perto e fazendo toda a pressão em torno do tabelamento de frete, que é uma das grandes preocupações no atual cenário. O objetivo é agilizar a decisão do STF sobre o tema - obviamente, pela inconstitucionalidade do tabelamento. Na audiência desta segunda-feira, fomos representados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (lembrando que apenas CNA e CNI, além do Ministério dos Transportes, ANTT e representação dos caminhoneiros foram convocados à manifestação pública na ocasião). Lançamos manifestação pública apontando as consequências da demora no julgamento do tema.

 

Fonte: ABPA

Voltar