Midias Sociais 



19 de Julho de 2018

PROGRAMA MAIS GRÃOS AVIVAR REALIZA PRIMEIRA COLHEITA NA REGIÃO

 


Projeto estimula a diversificação produtiva e impulsiona a economia e o agronegócio do centro-oeste mineiro


A colheitadeira está a todo vapor na Fazenda Santo Antônio, localizada no município de Carmo da Mata, no centro-oeste de Minas Gerais. Trata-se da colheita da primeira safra do Programa Mais Grãos da Avivar Alimentos. O projeto é uma parceria entre a indústria avícola e produtores rurais da região, e prevê a transferência de tecnologia de instalações e manejo para um sistema integrado de produção de grãos. Os insumos serão utilizados para abastecer a cadeia verticalizada de produção da própria empresa.


PIONEIRISMO


O desenvolvimento do projeto tem como proposta estimular a diversificação produtiva e impulsionar a economia da região centro-oeste de Minas Gerais. Os irmãos e, agora, integrados do programa da Avivar, Carlos e Fernando Lobato, estão satisfeitos com a primeira experiência. "Eu acho que a parceria deu muito certo! A assistência dos técnicos foi muito boa e a ajuda de custo veio na hora para subsidiar os insumos, sem desembolsar nada por isso. Eu acho que esse projeto está de parabéns!", elogia Carlos.


A Avivar também considerou a conclusão da primeira etapa do programa muito bem sucedida. Para o diretor de suprimentos e logística da empresa, Eliênio Costa, "o resultado foi muito motivador, tanto para a Avivar quanto para o produtor, o que corresponde a ideia inicial do projeto, que é agregar valor a produtos e subprodutos da indústria e beneficiar pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Criamos possibilidades mais rentáveis para quem investe e para quem trabalha, e contribuímos para a geração de emprego e renda na região".


COMO FUNCIONA


O Programa Mais Grãos Avivar fornece todo o apoio técnico necessário para a preparação do solo das áreas que serão cultivadas, além de visitas constantes de engenheiros agrônomos de uma empresa parceira, especializada em consultorias para agronegócio de grãos. Essa cooperação acontece no acompanhamento da plantação de sementes, no monitoramento da aplicação de adubo no plantio e na análise da lavoura até a colheita dos grãos.


A Avivar ainda financia toda a matéria-prima (sementes, adubos e defensivos) necessária aos seus produtores de grãos, o que a permite garantir a procedência de todos os insumos utilizados na plantação. "O programa proporciona um retorno financeiro significativo aos proprietários rurais, mediante o cumprimento de uma série de requisitos, que atestam a qualidade do processo produtivo", explica Costa.


CENTRO DE RECEPÇÃO E ARMAZENAGEM DE GRÃOS AVIVAR


A Avivar produz atualmente 22 mil toneladas de ração por mês, direcionada para o Programa Parceria Integração de Aves Avivar, responsável pelo crescimento dos animais dentro de granjas avícolas. Para a produção da ração, são utilizadas mensalmente 15 mil toneladas de milho e 5 mil toneladas de farelo de soja. Só em Carmo da Mata foram plantados quase 100 hectares e a estimativa é que sejam colhidas 900 toneladas de milho apenas nesta primeira safra.


Com a tendência do crescimento do programa de integração da Avivar, a empresa criou o Centro de Recepção e Armazenagem de Grãos, considerado um dos maiores de Minas Gerais. A nova unidade tem capacidade de armazenamento para 66 mil toneladas, com área de recebimento de 240 toneladas/hora e um secador de grãos, que permite que os integrados da Avivar escolham o melhor momento para a colheita de sua safra.


FUTURO


Para a safra 2018/2019 já existem mais produtores interessados, além dos irmãos Carlos e Fernando Lobato, que confiam na continuidade do Mais Grãos. "Agradeço a empresa pela parceria. Nós temos nossa meta e a Avivar tem a dela. Que essas metas e esse compromisso um com o outro, sejam algo para crescer, para amanhã termos um futuro cada vez melhor", afirma o proprietário rural e integrado Avivar, Fernando Lobato.

 

 

 

Fonte: Avivar

Voltar