A Vetanco tem o orgulho de comunicar à América Latina que a sua parceira de negócios Dr. Bata Company obteve o certificado de registro da enzima Fumonisina esterase pela Comissão Europeia (CE) e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). Após cinco anos de trabalho liderado pela Diretora Científica Dra. Sofia Bata e Dra. Viviana Molnar-Nagy, a companhia obteve esse marco de inovação para a empresa.
Este certificado é considerado um resultado excepcional, pois o registro de aditivos individuais para alimentação animal na União Europeia (UE) tem um estatuto especial. Por um lado, é obviamente necessário para a produção e distribuição na Europa e, por outro, o registro na UE é considerado uma referência ou critério em muitos países.
Pesquisa e desenvolvimento
O desafio se reflete no fato de que para se registar uma única enzima são necessárias a realização de diversas experiências de eficácia, tolerâncias e análises toxicológicas para cada espécie animal e faixa etária, o que exigiu cinco anos de trabalho. Assim, se aproximando das exigências dos medicamentos veterinários.
“Encontrar a cepa de produção certa para fermentação foi fundamental. Precisávamos de cepas que não fossem apenas eficazes na produção de Fumonisina esterase de alta qualidade, mas que também fossem seguras para o meio ambiente e para os usuários”, ressalta Dra. Sofia.
A UE tem um dos quadros regulamentares mais abrangentes do mundo, especialmente na área da segurança dos alimentos para animais. Consequentemente, significa que ao atender a esses padrões o produto é confiável em vários mercados globais. O registro não só confirma a segurança e eficácia da enzima, mas também garante que o processo pelo qual ela é produzida é transparente e confiável.
Segurança e eficácia
Segundo a Dra. Viviana, os ensaios in vivo foram extensos e envolveram testes da enzima em múltiplos ensaios e diferentes locais, tanto com leitões como em porcas. Dessa forma, para demonstrar que a enzima era eficaz em diferentes padrões, ao mesmo tempo garantindo não surtir efeitos adversos nos animais. Os estudos de eficácia foram seguidos de experimentos de tolerância, fundamentais para garantir a segurança.
“O aprendizado mais significativo foi como a ciência e a regulamentação devem andar de mãos dadas. Conseguir esse registro foi mais do que apenas desenvolver uma enzima exclusiva e direcionada para a degradação de micotoxinas. Tratava-se de navegar em um ambiente altamente regulamentado para trazer um produto seguro e eficaz ao mercado”, frisa Dra. Viviane.
A pesquisadora enaltece a colaboração do departamento analítico, de peritos jurídicos e consultores externos para garantir não somente a validação científica de cada dado coletado, mas também a conformidade com as diretrizes da UE. Além disso, a aquisição do estatuto GLP (Boas Práticas de Laboratório) para o laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento também apoiou enormemente a credibilidade da companhia na participação em tais procedimentos de registro.
Sobre a Vetanco
A Vetanco é um laboratório veterinário internacional que desenvolve, fabrica e comercializa produtos inovadores e seguros para a saúde animal desde 1987. Assim, com o olhar voltado para o futuro, mas desde sempre preservando a sua essência.
Presente em mais de 40 países, oferece produtos internacionalmente comprovados, controlados e seguros para a melhoria da produtividade e segurança agroalimentar, dentro dos padrões de qualidade necessários para alcançar os mercados mais exigentes.
A história da Vetanco é marcada pela inovação, paixão e compromisso com a excelência e com o planeta. É uma empresa certificada com o selo Carbon Free Brasil, pois suas emissões de carbono são neutralizadas, causando menos impacto no meio ambiente e avançando mais um degrau em direção a um mundo mais sustentável, sendo esta uma entre as tantas ações do Programa ESG Vetanco.
No Brasil, a Vetanco está presente há 24 anos, com sede em Chapecó/SC, filial em São Paulo e atuação em todo o território nacional.
Vetanco: produtos seguros para alimentos seguros.
Saiba mais: www.vetanco.com/br
Comments