ALMG homenageia os 70 anos de fundação da Avimig
- AVIMIG
- 26 de fev.
- 4 min de leitura
Uma noite para relembrar a trajetória de luta e comemorar as conquistas ao longo dos 70 anos de fundação da Avimig. Numa solenidade emocionante, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, no dia 24 de fevereiro, as sete décadas de criação da Avimig, em Reunião Especial, no Plenário da casa, em Belo Horizonte. A solenidade foi solicitada pelos deputados Antônio Carlos Arantes e Eduardo Azevedo, e apoiada por outros 24 parlamentares.
Compuseram a ‘mesa de honra’ da sessão solene, além dos deputados Antônio Carlos Arantes e Eduardo Azevedo, o presidente do Conselho Diretor da Avimig, Antônio Carlos Vasconcelos Costa; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens; deputado federal Domingos Sávio; superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no estado de Minas Gerais, Everton Augusto Paiva Ferreira; prefeito de Pará de Minas, Inácio Franco; chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), Rodrigo Carvalho Fernandes, e o deputado Adriano Alvarenga.
Entre convidados, apoiadores, autoridades, avicultores e imprensa, cerca de 70 pessoas estiveram presentes à solenidade, que também foi acompanhada por meio da transmissão ‘ao vivo’ pela TV Assembleia e pelo canal institucional da ALMG no YouTube.
No plenário, estavam, entre outros, o chefe da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão de Crimes Rurais, representando a Polícia Civil de Minas Gerais, o delegado Roberto Veran Braga; o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Carlos de Moraes; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), Affonso Lopes de Aguiar Júnior; presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas de Minas Gerais (Sinpamig), Regis Felipe Campos; o professor Geraldo Sérgio dos Santos, representando a Faculdade de Pará de Minas (Fapam), professor Antonio Gilberto Beterchini e Eugenio Diniz, presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas.
A solenidade foi aberta com a bela execução do hino Nacional Brasileiro pelo saxofonista César Baracho.
Relevância econômica
O discurso de abertura foi feito pelo deputado Eduardo Azevedo: “Sabemos dos desafios que temos hoje ao empreender neste país. Sabemos que vocês (avicultores) têm sido referência no polo econômico do nosso estado”. O deputado citou alguns números da avicultura mineira para destacar a “relevância e importância do setor”.
E continuou: “São 70 anos que têm marcado o agronegócio em Minas Gerais. Setenta anos não são 70 dias, são sete décadas em que vocês (avicultores) têm mostrado ser referência em nosso estado”. Eduardo Azevedo fez questão de ressaltar o fato de a Avimig manter representantes em todas as comissões ligadas aos órgãos públicos - citou Seapa-MG; IMA e Faemg – na luta pelos interesses da avicultura.
Como destaque no cenário nacional, o parlamentar mencionou que “entre as principais conquistas estão a ampliação de políticas públicas voltadas ao setor; defesa de melhores taxas de juros e financiamentos; a promoção e a capacitação profissional; a atenção à segurança sanitária e às boas práticas de gestão, bem como de sustentabilidade”.
Reconhecimento à história
Momento de muitos aplausos foi quando, ao som do saxofone (I love you, baby), a placa alusiva à homenagem foi entregue pelos deputados e autoridades ao presidente do Conselho Diretor da Avimig, Antônio Carlos Costa, que, em seguida, recebeu a palavra: “Celebrar os 70 anos da Avimig é honrar a todos que, por várias gerações de associados, construíram essa brilhante história, e que, com dedicação e amor pela avicultura, fizeram o alicerce desta que é hoje uma grande obra”.
Antônio Carlos Costa relembrou vários momentos que marcaram a história da Avimig, destacando algumas ações promovidas pelos presidentes anteriores. “São muitos os agradecimentos aos que já presidiram a associação, mas, quero aqui, de forma especial, saudar o médico veterinário Fernando Emilio Magalhaes, que criou a pioneira Associação Mineira de Avicultura, AMA, em 1955, dando o pontapé́ inicial para a organização do nosso setor. A AMA foi consolidada em 1970, época em que teve como presidente o memorável médico veterinário dr. Ronaldo Azevedo.
Em seu discurso, o presidente do Conselho Diretor da Avimig fez questão de ressaltar a importância dos médicos veterinários dr. José Alexandre Ferreira e dra. Marília Martha Ferreira e do engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, na publicação do importantíssimo Realidade Avícola, com todo o diagnóstico da avicultura mineira. “Um agradecimento muito especial e com muito carinho a dra. Marília, um expoente no conhecimento e na condução do associativismo do agronegócio avícola mineiro. Foram 60 anos dedicados ao agronegócio, sendo 48 deles voltados à avicultura. Como diretora executiva da entidade, teve papel relevante nesses 70 anos da Avimig.”
Ele também destacou a importância do ex-ministro Alysson Paolinelli, “por todas as ações em contribuição ao engrandecimento do agronegócio no nosso país, em especial a avicultura. Ele, que sempre abriu as portas para o setor, jamais será esquecido.”
Mais agradecimentos: “A todos que fazem a Avimig, nossos conselheiros - Carlos Rivelli; Cláudio Faria; Délcio José dos Santos e Gustavo Crosara -; aos diretores executivos José Maria Salgado e Oswaldo Silva; ao diretor técnico Gustavo Fonseca, aos nossos funcionários e colaboradores, que fazem o dia a dia da Avimig, meu agradecimento especial. Vocês são imprescindíveis em nossa jornada.
Antônio Carlos Vasconcelos também agradeceu ao presidente do Sinpamig, Regis Felipe Campos. “O Sinpamig sempre esteve lado a lado com a Avimig”. E, por fim, agradeceu aos deputados Antônio Carlos Arantes e Eduardo Azevedo; aos demais deputados; à ALMG; autoridades; associados e amigos da avicultura presentes.
Portas abertas
A cerimônia foi encerrada com o deputado Antônio Carlos Arantes lendo a mensagem enviado pelo presidente da ALMG, Tadeu Leite. “Setenta anos, não são 70 dias. Uma longa trajetória que, por si só, já merecia essa admiração. A avicultura tem, entre outros muitos méritos, adotar práticas sustentáveis e de valorizar toda a cadeia produtiva. Além disso, ao longo de tantas décadas, a entidade vem se destacando como defensora incansável dos interesses de um segmento extremamente relevante para o desenvolvimento econômico. O segmento da avicultura gera quase 300 mil empregos. (...) A ALMG reconhece a imensa importância da atividade agropecuária em nosso estado e se mantém de portas abertas para discutir os temas relevantes para o setor”.
Durante os cumprimentos finais, os presentes ouviram as músicas “Carinhoso”, “Garota de Ipanema” e “I say a litte prayer”, executadas pelo saxofonista César Baracho.
Solenidade completa: https://www.almg.gov.br/atividade-parlamentar/plenario/reuniao/?dia=24&mes=02&ano=2025&hr=19:00

Комментарии