Antônio Carlos Costa se reúne com governador Romeu Zema na Cidade Administrativa
- AVIMIG
- há 17 horas
- 2 min de leitura
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu, nesta semana, das mãos do presidente do Conselho Diretor da Avimig, Antônio Carlos Vasconcelos Costa, o convite para a abertura oficial da Feira de Negócios e Serviços, do Avicultor Mais 2025 – frangos, ovos & peixes, evento que será realizado nos dias 25 e 26 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. O governador, que, na última edição do maior evento de proteína animal do estado, participou do “corte oficial da fita”, cerimônia simbólica de abertura dos negócios da feira, recebeu o convite com muita atenção e carinho.
Na oportunidade de ser recebido por Romeu Zema, na Cidade Administrativa, Antônio Carlos Costa aproveitou para levar uma importante reivindicação dos avicultores ao chefe do executivo mineiro. Com o apoio do presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Raul Belém, que favoreceu o encontro, ele conversou com o governador sobre o novo entendimento da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas (SEF/MG), que vem intimando as empresas, através das AF’s regionais, para que façam o estorno do ICMS presumido nas fábricas de rações do setor avícola, relativo aos últimos cinco anos. A preocupação é porque esse novo entendimento irá impactar e causar a perda de competitividade das agroindústrias avícolas mineiras.
Após uma breve explanação do presidente do Conselho Diretor da Avimig, Antônio Carlos Costa, acompanhado pelo consultor Leonardo Nogueira, foi entregue ao governador um parecer com todas as justificativas, solicitando uma solução ao impasse entre técnicos da SEF/MG e o setor de avicultura quanto à interpretação da legislação. O setor faz uso desse crédito há 25 anos, tendo até mesmo orientações da própria secretaria nesse sentido.
Antônio Carlos Costa considerou a reunião bastante positiva. Segundo ele, o governador disse ter conhecimento sobre os fatos apresentados e demonstrou firmeza e boa vontade na busca de uma solução para setor avícola.
Na reunião estavam, ainda, representantes da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), que também levaram suas reivindicações ao governador Romeu Zema.

Bình luận