Argentina detecta caso de Influenza Aviária em criação doméstica na província de Chaco
- AVIMIG
- 19 de fev.
- 1 min de leitura
O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) confirmou no último sábado (15), a ocorrência de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves de criação doméstica na província de Chaco, após realizar as análises correspondentes em amostras de galinhas, perus e patos da cidade de Tres Isletas.
Para evitar a propagação da doença, foi implementado o protocolo sanitário estabelecido, que envolveu intervenção na área afetada, despovoamento e aplicação de medidas de higiene e desinfeção no local.
É importante ressaltar que a presença desta doença em aves de quintal não afeta o estado de saúde nem as atividades comerciais do país. No entanto, todas as granjas avícolas são orientadas a reforçar as medidas de manejo, higiene e biossegurança para evitar a entrada e a disseminação do vírus. Além disso, quem tem aves domésticas deve mantê-las em locais protegidos para evitar o contato com aves selvagens; higienizar e desinfetar periodicamente os galinheiros; e restringir o acesso de aves selvagens a fontes de alimento e água nos galinheiros familiares.

Fonte: Avisite
Comments