top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Foto do escritorAVIMIG

Curitiba recebe 2nd Symposium Feed Technology, sobre processo de produção de rações até quinta, 13/06


Evento busca contribuir com capacitação profissional na indústria de ração e construir uma fábrica piloto na UFPR

O Symposium Feed Technology, sobre processo de produção de rações, vai acontecer em Curitiba, no Paraná, até esta quinta-feira, dia 13 de junho de 2024. Dedicado a todos os profissionais envolvidos na indústria de processamento de ração, fábricas de ração e indústrias de equipamentos para fábricas e tecnologias, o evento é organizado pelo Feed Technology Institute (FTI), uma iniciativa concebida pela Evonik e pela DSM em parceria com a Nutrall, empresa incubada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de contribuir com uma maior capacitação profissional na indústria de ração na América Latina.

O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Comitê Científico do encontro, Alex Maiorka, é o responsável pela programação científica do evento e antecipa que a programação desta edição foi especialmente desenvolvida para atender aos principais aspectos da fábrica de rações e seus impactos nos animais. Entre os debatedores, estarão representantes da academia, pesquisadores, empresas de tecnologia de processo e fabricantes de ração.

A primeira edição do encontro, realizada em 2023 superou as expectativas dos organizadores e reuniu cerca de 400 participantes. O gerente de Aplicações e tecnologia de Ração da Evonik e membro da Comissão Organizadora do simpósio, Marco Lara, explica que o objetivo do encontro é promover um debate sobre as principais tendências e tecnologias do processo de nutrição animal, além de contribuir com a construção de uma fábrica de rações na UFPR. “Todos os recursos arrecadados com este encontro serão destinados à construção desta fábrica piloto na UFPR”.

 

Brasil é o terceiro maior produtor de ração do mundo

A indústria brasileira de ração animal divulgou que o setor deve ampliar a produção total em 2,4% em 2024 ante 2023, para 88,3 milhões de toneladas, incluindo os volumes do sal mineral, de acordo com dados do Sindirações. Com estes números, o Brasil liderou o aumento da produção na América Latina e segue em terceiro lugar no ranking mundial, ficando atrás de China e Estados Unidos, primeiro e segundo colocados, respectivamente.

 

Em dezembro, a entidade que representa a indústria projetava alta de 1,5% na produção brasileira de 2023 ante 2022. Mas o setor acabou encerrando o ano com alta de 1%, para 86,2 milhões de toneladas (incluindo sal mineral). A projeção percentual para 2024 não mudou muito, embora o volume absoluto esperado seja menor em relação ao estimado no final do ano passado, de cerca de 89 milhões de toneladas de ração.

 

A produção de ração no ano passado (excluindo sal mineral) somou 82,9 milhões de toneladas, alta de 1,2%, enquanto a de sal mineral caiu para 3,37 milhões de toneladas. Em 2023, a produção de rações frangos de corte, o principal mercado consumidor, somou 36,5 milhões de toneladas, alta de 2,1%. Para 2024, a previsão é de incremento da ordem de 3,5% para esse segmento.


Sobre o Feed Technology Institute Organizador do 1st Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction, o Feed Technology Institute é uma iniciativa concebida pela Evonik e pela DSM em parceria com a Nutrall, empresa incubada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de atender a demanda crescente da indústria por especialização e profissionalização nos processos de produção de rações em toda América Latina.


Seu principal objetivo é construir a primeira fábrica de ração piloto do país dentro da UFPR, para desenvolver pesquisa e projetos de extensão. “Hoje nenhuma universidade brasileira tem uma fábrica de ração modelo para o desenvolvimento de pesquisas e especialização de estudantes, por isso nos reunimos para esta finalidade. E também por acreditar na cooperação tecnológica e científica para o desenvolvimento da nutrição animal. É um projeto que visa maior aproximação entre as demandas de mercado e a academia”, definiu Lara.


Serviço: 2nd Symposium Feed TechnologyData: 11 e 13 de junho de 2023

Local: Auditório Poty Lazzarotto, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba

Endereço: Rua marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba, PR

Assessoria de Imprensa:

Márcia Midori (19) 99712.3224

Skype: mmidorimoraes 



Marco Lara

Foto: Divulgação Evonik







Alex Maiorka

Foto: Divulgação Evonik

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page