top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Foto do escritorAVIMIG

Mouchrek – Homenagem a quem contribui com a história de quase 70 anos da Avimig

 

Rumo aos 70 anos de fundação, a Avimig tem uma trajetória de sucesso, construída por grandes profissionais e colaboradores, que, ao longo de todos esses anos, vêm deixando sua contribuição para o desenvolvimento da avicultura de corte, postura e reprodução em Minas Gerais. Entre esses nomes de reconhecida importância, pela excelência no trabalho dedicado à Avimig e ao setor avícola, está o do presidente do Conselho Técnico-Científico e Ambiental (CTCA), da Avimig, o engenheiro agrônomo e mestre, Emílio Elias Mouchrek, que acumula outras funções de grande relevância, como a presidência da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea).


Como grande profissional, Emílio Mouchrek sempre representou bem os valores da categoria agronômica, tendo, ao longo de sua carreira, dado relevantes contribuições ao desenvolvimento da agricultura no país, especialmente à avicultura. Consultor em avicultura, com foco em produção e meio ambiente, ele trabalha com licenciamento ambiental e outorga de água para várias empresas, incluindo abatedouros, graxarias, pasteurização de ovos e produção de ovo em pó.

 

São 58 anos dedicados à avicultura, sendo 48 anos de participação na Diretoria da Avimig. Há 25 anos, Emílio Mouchrek atua como conselheiro na entidade.

 “Minha atividade na Avimig, desde 1976, me proporciona vivência privilegiada da realidade avícola mineira, pois, mesmo sendo profissional de campo em avicultura, a visão que obtive em parceria com a associação é da maior importância, pelo que sou muito grato, especialmente à dra. Marília Martha Ferreira”, afirmou ele, fazendo referência a ex-diretora executiva da Avimig.

 

Avanço no país

Emílio Mouchrek sempre esteve ao lado da Avimig, apoiando os projetos e ações que resultaram em grandes avanços para a avicultura. Um desses feitos ele contou em detalhe e com muito orgulho.

 

Foi em 1977, quando era coordenador do Projeto de Pesquisa em Avicultura, na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Segundo ele, a equipe que coordenava o Programa Estadual de Avicultura - constituída por José Alexandre Ferreira (Emater), Marília Martha Ferreira (Avimig) e ele - recebeu, em reunião, os resultados da tese de mestrado do professor Altair Soares das Graças, da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), com o título “Densidade Populacional em Frangos de Corte”, utilizando 8; 10; 12; 14; 16 e 18 aves/m².

 

Naquela época, a densidade utilizada era 10 aves/m², ressaltou Emílio Mouchrek. “A equipe, então, coordenou cinco demonstrações de resultado, conduzidas pela Emater-MG, em granjas comerciais de diversas regiões do estado, comparando as densidades de 10 e 14 aves/m². Os resultados foram tão convincentes que a densidade de 14 aves/m² tornou-se padrão em empresas avícolas, contribuindo, sobre maneira, para o progresso da avicultura nacional”, contou.  

 

Sobre esse grande passo, o presidente do CTCA destacou: “A participação da Avimig foi vital para a condução e divulgação dos resultados, em nível nacional, contribuindo decisivamente para que a exploração avícola se tornasse avicultura industrial”.

 

Futuro da avicultura

 Para Emílio Mouchrek, a vivência da Avimig mostra diversas realidades, sempre enxergando o futuro social, técnico e ambiental, em todos os setores e especializações, com contribuições muito importantes em eventos nacionais de grande vulto e na Revista da Avimig, dentre outros. “Entendo que, a perspectiva, adotando novas tecnologias que são frequentes, é diminuir custos, aumentar a rentabilidade dos empreendimentos e, naturalmente, exercer gestão ambiental adequada”, disse ele.

 

Sobre a nova geração, que está chegando e já assumindo altos postos e poder de decisão em grandes empresas do setor, o engenheiro agrônomo aposta que o caminho para excelentes resultados está na sustentabilidade, mas, também, na participação e parceria com a Avimig: “Creio que, salvo melhor juízo, a nova geração que está recebendo a avicultura industrial, com alta tecnologia, deve caminhar aprimorando conhecimentos que, seguramente, reduzirão custos, aumentarão a rentabilidade dos empreendimentos, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade, com sustentabilidade e com a participação efetiva da Avimig”.

 

Mais sobre ele

Grande defensor da atividade da extensão rural, Emílio Mouchrek nasceu em São Luis, no Maranhão, e é formado pela Escola de Agronomia da Amazônia – atual Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) -, em Belém, no Pará, sendo também mestre em Nutrição Animal. Sua trajetória na avicultura começou em 1966, quando, como estagiário, realizou seu primeiro curso de avicultura em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Belém. Logo, ele se tornou responsável pela granja comercial e pelo incubatório da Escola de Agronomia da Amazônia.

Especializado em avicultura, Emílio Mouchrek atuou nas chefias Técnica e Administrativa do escritório da Emater, em Pará de Minas. Também coordenou, regionalmente, o projeto de pequenos animais (aves e suínos), na Emater, em Pouso Alegre. Foi diretor técnico da Granja Piloto, que possuía unidades em Taubaté e Tremembé, no estado de São Paulo, sendo essa granja a terceira maior do país, com 300 mil matrizes pesadas, incubatório que produzia 1,2 milhão de pintos ao mês, fábrica de ração e criação de frangos de corte.

Além disso, ele desempenhou o papel de pesquisador em avicultura na Epamig, coordenou o Programa Estadual de Pesquisa em Avicultura, conhecido como Sistema Estadual de Pesquisa, que envolvia a Epamig, a UFV-MG e a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG).

No segundo semestre de 1971, no cargo de supervisor local da Acar (hoje Emater), em Pará de Minas, foi responsável, com a ajuda de e José Maria Salgado -, então gerente da empresa Minasagro, atualmente diretor da Agropan e diretor executivo da Avimig – pelo primeiro “Levantamento da Avicultura da Região de Pará de Minas”. Entregou pessoalmente o levantamento/estudo ao, então, secretário de Agricultura de Minas Gerais, Alysson Paulinelli, que, logo depois, apresentou o trabalho em solenidade realizada no Centro Literário “Pedro Nestor”, em Pará de Minas, tendo excelente repercussão. Foi, então, instituído o Clube do Galo Paraminense, a partir do qual inúmeros eventos foram realizados ao longo dos anos, contribuindo, sobremaneira, para intensificar o progresso da avicultura local.

Entre suas muitas atribuições, atualmente, Emílio Mouchrek é membro do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa - MG), coordenador da Câmara Técnica de Avicultura; membro do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam-MG) - Câmara de Atividades Agrossilvipastoris - CAP); trabalha com "Engenharia de Avaliação e Perícia de Imóveis Rurais e de Empreendimentos Agroindustriais", atuando na 12ª Vara Federal, desde 1997, bem como na 19ª Vara Federal e na Vara de Conflitos Agrários de Minas Gerais,  desde 2010; é consultor em avicultura industrial; consultor em gestão ambiental de empreendimentos agropecuários e agroindustriais; e coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-MG, durante quatro mandatos, totalizando oito anos.

 

Algumas honrarias

2007 - Personalidade da   Área Técnica   da Avicultura Brasileira – Eleito, recebeu placa alusiva durante a Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos (Avesui), realizada em Belo Horizonte.

2016 - Diploma de Menção Honrosa - Pelos relevantes serviços prestados à engenharia e à agronomia e por ter recebido indicação para o galardoamento com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea/2016.

2023 - Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro - Outorgada pela Confederação do Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab, durante o 23º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), realizado em Pelotas-RS, em setembro de 2023.

 

Um profissional elogiado por todos

“Ao dr. Emílio Mouchrek o nosso muito obrigado por seu profissionalismo e dedicação à Avicultura mineira. Tem uma destacada atuação, por longa data, em várias frentes, como na Coordenação da Câmara de Avicultura da Seapa-MG e no Conselho Técnico-Científico e Ambiental da Avimig, trabalhando em projetos ambientais de tratamento de resíduos. Sempre escreve em todas as edições da Revista da Avimig, que é bimensal, proporcionando aos leitores informações relevantes e fundamentais para o conhecimento e aplicação em campo por produtores e empresas. Tantas outras contribuições, sempre de forma solícita, sendo um grande apoiador no crescimento e desenvolvimento do setor avícola mineiro. Dr Emílio, somos gratos por sua entrega ao nosso setor de forma exemplar!”

Antônio Carlos Vasconcelos Costa

Presidente do Conselho Diretor da Avimig

CEO da Avivar Alimentos

-----------------

“Conheci o dr. Emílio por volta de 1972, em Pará de Minas, quando o mesmo trabalhava pela antiga Acar, hoje Emater. Naquela época, a   avicultura de Pará de Minas estava começando, e o dr. Emílio foi fundamental para o desenvolvimento da região. Sempre muito participativo, ele desenvolveu trabalhos para o aumento de densidade na criação de frangos de corte: trabalhava com 8 a 10 aves/m². Se hoje estamos trabalhando com 13 ou mais aves por m², isso se deve muito a ele. Dr. Emílio participou da organização do primeiro Jantar do Clube do Galo Mineiro, em Pará de Minas, como, também, da primeira Festa do Frango e do primeiro levantamento de avicultura de Pará de Minas. É um grande parceiro da Avimig, muito participativo, ministrando palestras, produzindo excelentes artigos para a Revista da Avimig, sempre à disposição da entidade e da avicultura mineira. Não é por acaso que, atualmente, é o presidente do Conselho Técnico-Científico e Ambiental da Avimig, posição alcançada com trabalho sério e dedicação”.

José Maria Salgado

Agropan/CASP

Diretor executivo da Avimig

---------------------

“Dr. Emílio é um extensionista de nascença; sempre fez circular seu conhecimento; um grande pesquisador, preocupado em levar informações aos avicultores de pequeno e grande porte, a estudantes, graduados e pós graduados. É um profissional muito dedicado, conhecedor e respeitado no agronegócio, especialmente na avicultura. Foram muitas as ações desenvolvidas por ele no sul de Minas; ele foi o protagonista do crescimento da avicultura em Pouso Alegre. Nós trabalhamos juntos na Acar, que hoje é a Emater, e ele se dedicava ao trabalho a pequenos animais, mas se encontrou mesmo foi na avicultura. Sempre esteve presente nas associações de classe, especialmente na Avimig, para a qual está sempre à disposição para ministrar cursos, palestras, contribuir com a Revista da Avimig, colaborar com projetos para o fortalecimento da entidade, participativo nos encontros e reuniões, apoiando o Conselho Diretor. Além do lado profissional, ele sempre foi um grande amigo, que gosta muito de música, de cantar, tocar piano e de dançar. É um grande dançarino! Ríamos muito quando, sobre a dança, ele falava do ‘passo do cavalo manco’! Dr. Emílio é uma pessoa extraordinária, muito alegre, tendo o poder de externar a profissão dele de maneira muito alegre!”

Marília Martha Ferreira

Médica Veterinária

Ex-diretora executiva da Avimig

---------------------

“Fundamental para a avicultura mineira e nacional, o dr. Emílio Mouchrek, além de ser um profissional valioso e respeitado, é um ser humano incrível, sempre presente e disposto a ensinar e auxiliar a todos. É um privilégio e orgulho poder contar com ele na Coordenação da Câmara Técnica de Avicultura, do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa/Seapa).”

Cristina Fontes Araujo Viana

Coordenadora do Núcleo de Conselhos e Órgãos Colegiados, da Seapa

-----------------------

“Agradeço e parabenizo o dr. Emílio Elias Mouchrek pela colaboração que tem prestado na área de meio ambiente e como presidente do Conselho Técnico-Científico e Ambiental da Avimig. As informações e orientações oferecidas por ele aos associados sempre buscam o desenvolvimento sustentável das atividades, com foco na preservação do meio ambiente. Destaco também sua atuação no Conselho Técnico, conduzindo com profissionalismo as pautas a serem discutidas.

Marcílio Moreira

Médico veterinário da Vaccinar

 

“É uma honra poder compartilhar minha admiração pelo engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek e sua trajetória profissional. Sua paixão pela agronomia e seu compromisso com a excelência são evidentes em cada ação que ele empreende. Ao longo de mais de cinco décadas dedicadas ao Crea-MG, além de atuar como presidente da Smea e conselheiro da Avimig, Mouchrek tem sido um verdadeiro farol de comprometimento e dedicação. Seu legado continuará a inspirar e a guiar gerações futuras de engenheiros agrônomos. Obrigado, Mouchrek, por sua contribuição à profissão e ao setor agrícola como um todo!”

Marcos Venícius Gervasio

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho

Presidente do Crea-MG

 



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page