top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Foto do escritorAVIMIG

Retirada dos Embargos às Exportações Avícolas do RS após Encerramento Caso Isolado de DNC no RS

Porto Alegre, 18 de Novembro de 2024.


Após o encerramento oficial do caso Isolado da doença de Newcastle registrado em julho deste ano no município de Anta Gorda no RS e também logo após a comunicação oficial por parte das autoridades sanitárias brasileiras à Organização Mundial da Saúde Animal, alguns países suspenderam as restrições aos produtos avícolas do estado.

Recentemente, Rússia, África do Sul e Peru retiraram os embargos e retomaram as operações comerciais com as agroindústrias avícolas do RS.

Em meio a todo este processo, destaca-se o empenho e o compromisso das autoridades governamentais federal e estadual e do setor privado e suas instituições para solução transparente e responsável da situação.

“Toda a dedicação dos envolvidos e a interação entre setor produtivo e autoridades de defesa sanitária e inspeção foram determinantes para erradicação da doença e demonstração para o mundo da forma eficaz como ocorreu a solução do caso”, registra José Eduardo - Presidente Executivo da O.A.RS (Asgav e Sipargs).

A produção avícola do Estado do Rio Grande do Sul se mantem há décadas entre as 3 principais do Brasil e o histórico de relações comerciais com centenas de importadores ao redor do mundo reforça a credibilidade da produção local.

A entidade que representa avicultura gaúcha, Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs) e a entidade que representa a avicultura Nacional, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), trabalharam alinhadas para atender todas as demandas necessárias para solução deste caso isolado de Newcastle registrado aqui no estado do Rio Grande do Sul.

Os protocolos e procedimentos sanitários adotados pelos órgãos oficiais e ferramentas com base na tecnologia da informação, além de um mapeamento preciso da região do caso, viabilizaram ações rápidas e com dados seguros para atuação dos serviços oficiais.

Agora, após todos estes desdobramentos e o comunicado oficial de enceramento à Organização Mundial da Saúde Animal e a retirada dos embargos de alguns países, o setor avícola gaúcho aguarda a retirada dos demais embargos que ainda se mantem como China, México e Chile.

Fonte: Comunicação ASGAV&OVOS RS

Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br



 

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page